Seguidores

Chat

domingo, 15 de abril de 2012

15 de Abril – Dia Mundial do Desenhista.

Os Desenhistas se contentam em ter na mão um papel e um lápis, para que se sintam livres para criar. A partir daí vão surgindo rabiscos, traços e enfim belos desenhos que constituem suas obras de Arte.
Os mestres universais do desenho sempre veneraram o impulso do primeiro traço que se caracteriza pelo gesto sutil que leva o desenhista a se exprimir velozmente na exatidão da imagem que aos poucos vão assumindo contornos. E o mais importante nessa arte é o que revela seus traços.
O desenhista pode ser um técnico, um desenhista industrial, programador visual ou aquele que simplesmente se dedica ao desenho livre.
Dentre os desenhistas brasileiros podemos destacar Mauricio de Sousa e Daniel Azulay. Mauricio, criador da turma da Mônica, descobriu seu talento ainda criança e criou personagens que conquistaram grande destaque mundial como a Mônica, o Cebolinha e Chico Bento.
Daniel Azulay criou o capitão Cipó e a turma do Lambe-Lambe.
Que acabou expandindo a área dos quadrinhos ao ganhar espaço na televisão. O programa “Turma do Lambe-lambe” foi exibido durante dez anos pelas TVs Educativa e Bandeirantes. Além de criar tais personagens, Daniel montou oficinas de desenho que hoje funcionam em sistema de franquia com várias lojas no Rio de Janeiro.
No cenário Mundial a maior expressão na arte do desenho é Portinari que durante toda a sua vida em nenhum momento abriu mão da arte do desenho.
Por todo o mundo estão espalhados museus especializados nos mestres do desenho de todas as épocas, que coletaram os croquis, os esboços e os estudos desses gênios, como forma de comprovação de como suas obras foram concebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário